segunda-feira, 14 de março de 2016

Educação ambiental e algo mais na Escola Olga de Oliveira


A professora Enedina Borges nos convidou e lá fomos nós conversar sobre educação ambiental, sobre os bichos do Cerrado, sobre tecnologia e vida saudável na Escola Municipal Olga de Oliveira. Os alunos do oitavo e do nono ano chegaram aos poucos, curiosos com os visitantes, mas tranquilos, interessados, e foram escolhendo seus lugares, se sentando.

A fala foi dinâmica, não exaustiva e nem exclusiva. Não nos consideramos donos da palavra, dos conceitos, da verdade. Conosco, a palavra é livre, é aberta, quem quer se manifestar, fala, quem quer ficar só ouvindo, ouve. Diálogo há de ser assim! A escola até que colocou microfone à nossa disposição, mas nem foi necessário.

Então, a manhã foi de conversa, de relaxamento, de indagações, de alongamentos, inclusive intelectuais...

Era uma vez... Esse foi só o começo da conversa.


Mara Maciel e Renato Muniz







quinta-feira, 10 de março de 2016

Educação ambiental nas escolas


No último sábado de fevereiro de 2016, estivemos no Colégio Marista de Uberaba para uma atividade com os alunos do oitavo ano. Fomos convidados para falar sobre o tema da Campanha da Fraternidade/2016: “Casa comum, nossa responsabilidade”, cujo objetivo principal é “chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos”.

Foi muito boa a participação dos alunos, todos muito atentos, alegres e envolvidos. Naquela tradicional escola uberabense, nos receberam, de forma muito carinhosa, a diretora Renata Teixeira Freire e as coordenadoras Marise Diniz e Luciene Bomtempo.


Destacamos em nossa fala que cuidar da “nossa casa” é cuidar do planeta Terra e do nosso corpo. Trabalhamos conceitos como qualidade da água, a importância da biodiversidade, os perigos representados pela poluição, saneamento básico e a necessidade de uma convivência harmoniosa com os demais habitantes deste planeta, os bichos. Ao final, conversamos um pouco sobre nosso livro: “Os bichos são gente boa”, prometendo retornar para conversarmos mais sobre literatura e outros assuntos relacionados ao meio ambiente. 

Mara Maciel e Renato Muniz