quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Evento sobre turismo rural reúne entidades e Prefeitura de Uberaba


O Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, o Sebrae e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, promoveram um café da manhã, na segunda-feira, 13, na sede do Sindicato Rural, para apresentar as ações realizadas em 2010 do Projeto de Turismo Rural de Uberaba e mostrar as propostas para 2011. De acordo com Heloísa Tinoco, gestora de projetos do Sebrae, neste ano, primeiramente foi feita a identificação das propriedades que poderiam entrar no projeto e, a partir daí, um mapeamento das potencialidades de cada propriedade.

Heloísa explica que, ao longo desse tempo, aconteceram missões empresariais, mostrando alguns pontos referenciais onde acontece o turismo rural, como em Espírito Santo e a feira em São Paulo, direcionada a este setor. “Além disso, estamos fazendo em Uberaba, durante todo o ano, cursos de atendimento ao cliente e de controle financeiro, para mostrar ao empreendedor rural a importância de ele ter todo o gerenciamento da sua propriedade, voltado para a atividade”, afirma. A gestora conta que, em 2011, a partir das propriedades identificadas, será feito um planejamento estratégico para fazer a divulgação em conjunto. Para a gestora de projetos do Sebrae, a maior importância do turismo rural é diversificar a atividade do produtor rural e mostrar que ele tem algumas outras atividades para aumentar sua renda.

Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente do Sindicato Rural, afirma que essa iniciativa foi tomada para agregar maior renda ao produtor rural. “Uberaba tem um potencial turístico muito grande e que precisa ser explorado. Então, através dessa parceria, estamos conseguindo conscientizar esses produtores e qualificá-los para receber os turistas. Há um levantamento de que 10% da renda mundial vem do turismo”, enfatiza. “Estamos muito satisfeitos pelo fato de, no primeiro ano de trabalho, conseguir cadastrar 12 propriedades que já estarão aptas a receber o turista a partir do ano que vem”, acrescenta.

Renato Muniz, proprietário do Sítio da Pedreira, um dos locais que vão receber o turismo rural, explica que é muito importante o produtor rural abrir sua propriedade, desde que ela tenha essa vocação. “Até mesmo para desmistificar um pouco a figura do produtor rural. As pessoas vão ter a oportunidade de conhecer o que faz esse trabalhador na sua rotina, as potencialidades da sua propriedade e a contribuição que ele dá à economia do país, com a produção sustentável de alimentos de qualidade. É uma atividade que vai propiciar às pessoas uma nova opção de conhecer e apreciar o meio ambiente e a natureza. Aliado a tudo isso, temos a questão da preservação ambiental, que é muito importante, e o produtor rural é peça fundamental nesse processo”, pontua. A propriedade de Renato terá um centro de educação ambiental, onde serão desenvolvidas ações, atividades e atitudes voltadas para este tema.

Jornal da Manhã - 15/12/2010.

Nenhum comentário: