As atividades na trilha incluíram a visita a uma nascente e um passeio ao longo de uma mata ciliar, margeando um pequeno curso d’água e o Ribeirão Conquistinha.
Os alunos observaram a vegetação da mata, muitos insetos, aranhas, formigas de vários tipos, muitos pássaros e participaram de uma experiência única: caminharam sobre o antigo leito seco do ribeirão, desviado devido a ocorrências naturais, num processo conhecido como formação de meandros. Antes de retornar, puderam ainda visualizar um perfil do solo.
O que a gente chama de passeio é, na verdade, uma verdadeira aula a céu aberto, com a possibilidade real de vivenciar experiências e trocar conhecimentos, além dos alunos perceberem a importância da conservação do solo, das águas, da flora e da fauna nativas do Cerrado.
Ao chegarem à sede do CEA, almoçaram uma deliciosa galinhada, acompanhada de verduras, sucos naturais e frutas. Depois do almoço, foram conhecer o minhocário do Sítio e conversaram com os professores Mara Maciel e Renato Muniz sobre as experiências do dia até o ônibus retornar para levá-los de volta à cidade.
A todos foi dito que o CEA Sítio da Pedreira estará sempre de “braços abertos” para recebê-los, bem como ressaltaram a parceria com a empresa Vale Fertilizantes, que viabilizou a atividade, na ocasião representada pela Ana Izaura, que acompanhou, junto das professoras, todas as atividades desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário