terça-feira, 21 de maio de 2013

Ciclo do Filme Ecológico no CEA Sítio da Pedreira



Na segunda metade do século XX, a questão ambiental foi alçada à condição de interesse prioritário, objeto de políticas públicas, tema de reuniões e decisões importantes. O assunto foi capaz de motivar grandes polêmicas e mudanças de atitude em diversos contextos sociais. 

Na literatura, nas artes plásticas e na arte cinematográfica, a questão ambiental sempre se mostrou uma boa fonte de criatividade. Muitos escritores, artistas e diretores dedicaram-se às temáticas suscitadas pela preocupação ambiental. No cinema, diretores de diferentes gêneros trataram da questão, de modo direto ou não. É o caso de “Uma aventura na África” (John Huston, 1951) e de “Apocalypse Now” (Francis Ford Coppola, 1979), em que os rios onde se desenrola a trama são tão presentes e determinantes no enredo. 

Para entender a complexidade da questão faz-se necessário utilizar diferentes linguagens e abordagens. O cinema pode nos ajudar a discutir e a compreender o meio ambiente e a relação sociedade-natureza de forma instigante, crítica e prazerosa. Esta é a proposta do I Ciclo do Filme Ecológico no CEA Sítio da Pedreira.

Foram selecionados filmes representativos da discussão ambiental no cinema, todos de diretores renomados da arte cinematográfica mundial (John Boorman, Jorge Bodanzky, Carroll Ballard). Após o filme, o debate será conduzido pelo professor e ambientalista Renato Muniz.

Datas e horário: 08, 15 e 22 de junho (sábados), das 14 às 17 horas.

Local: CEA Sítio da Pedreira (Estrada municipal do Catetinho, a 3 km da BR 050).

Valor: R$ 10,00 (dez reais) o ciclo completo, com direito a certificado.


Para maiores informações e inscrições, escreva para: sitiodapedreira@gmail.com ou ligue para (34) 9972-6843. Vagas limitadas.

Nenhum comentário: