Na literatura, nas artes plásticas e na arte cinematográfica, a questão ambiental sempre se mostrou uma boa fonte de criatividade. Muitos escritores, artistas e diretores dedicaram-se às temáticas suscitadas pela preocupação ambiental. No cinema, diretores de diferentes gêneros trataram da questão, de modo direto ou não. É o caso de “Uma aventura na África” (John Huston, 1951) e de “Apocalypse Now” (Francis Ford Coppola, 1979), em que os rios onde se desenrola a trama são tão presentes e determinantes no enredo.
Para entender a complexidade da questão faz-se necessário utilizar diferentes linguagens e abordagens. O cinema pode nos ajudar a discutir e a compreender o meio ambiente e a relação sociedade-natureza de forma instigante, crítica e prazerosa. Esta é a proposta do I Ciclo do Filme Ecológico no CEA Sítio da Pedreira.
Foram selecionados filmes representativos da discussão ambiental no cinema, todos de diretores renomados da arte cinematográfica mundial (John Boorman, Jorge Bodanzky, Carroll Ballard). Após o filme, o debate será conduzido pelo professor e ambientalista Renato Muniz.
Datas e horário: 08, 15 e 22 de junho (sábados), das 14 às 17 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário