domingo, 16 de setembro de 2018

Terceira Feira de Desenho de Uberaba



Aconteceu neste sábado, dia 15 de setembro, a Terceira Feira de Desenhos de Uberaba: uma grande mostra de desenhos recolhidos na cidade e região, desenhos de profissionais e estudantes, de crianças e adultos. Sem premiação e organizada por um coletivo de professores de arte da cidade de Uberaba, a Feira recebeu mais de 1100 desenhos e teve uma visitação de mais de 500 pessoas. Neste ano, contou com várias parcerias e apoios: da Fundação Cultural de Uberaba, da Estação Juventude e de inúmeras pessoas que colaboraram com o evento, sejam professores, apoiadores, profissionais que se encarregaram das oficinas, músicos, poetas, o pessoal do Slam de poemas curtos e admiradores da arte de modo geral

A Escola Estadual Castelo Branco, onde aconteceu a Feira, foi parceira e comemorou, neste dia, os 90 anos de sua fundação.

A Terceira Feira de Desenho da cidade de Uberaba é um evento público, gratuito, sem fins lucrativos, com o objetivo de valorizar a arte do desenho e estimular a produção criativa.

Mara Maciel e Renato Muniz colaboraram com duas oficinas de arte: “Verde que te quero ver” e “Bichos do Cerrado”.

Na primeira oficina, os participantes, crianças de sete anos, foram orientados a desenhar uma folha de árvores das proximidades. Usando giz de cera, as crianças trabalhavam o relevo das folhas de modo criativo, valorizando o desenho e um elemento da natureza.

Na segunda oficina, destinada a jovens e adultos, após uma conversa sobre o Cerrado, suas características, suas cores e seu ambiente, os participantes escolhiam um animal típico da fauna do bioma para desenhar, usando a técnica de desenho livre com traços a lápis. 

Nos dois casos, o importante foi conjugar arte e natureza, destacando a preservação de áreas naturais.

Elisa M. B. Carvalho, coordenadora geral do evento, afirmou que a Feira deste ano foi um sucesso e que o objetivo do grupo é valorizar e divulgar a produção artística. Disse ainda: “Maravilhosa! Muitos desenhos e boa qualidade dos artistas, dos amadores, das crianças, dos professores...”


Confiram, abaixo, fotografias dos participantes, visitantes, professores da escola, amigos, alunos, desenhos...


 











As oficinas


















Nenhum comentário: