Todos chegaram bem cedo e, após uma breve apresentação das atividades desenvolvidas no CEA, uma visita à biblioteca e à recepção, onde estão reunidos alguns objetos de uma antiga casa da primeira metade do século XX, foram logo conhecer uma das trilhas ecológicas da propriedade. Andaram durante toda a manhã, observaram árvores, teias de aranha, nascentes e cursos d’água.
Durante o trajeto na trilha, discutiram temas como poluição das águas, biodiversidade, proteção do solo e ainda viram uma situação de formação de meandros, pois tiveram a oportunidade rara de caminhar pelo antigo leito de um curso d’água que a menos de dois anos mudou de lugar. Foi a união da teoria e da prática, numa verdadeira aula de geografia ao vivo.
Após o almoço, os alunos vivenciaram uma deliciosa dinâmica no bosque das seringueiras e depois foram conhecer a Trilha da Pedreira. Novamente, a alegria e o interesse dos alunos pela natureza e pelo aprendizado se destacaram. Caminharam por quase duas horas, observaram várias espécies, perceberam diferenças no micro-clima, sempre atentos e bem dispostos.
Ao final da trilha puderam entrar numa cachoeira e aproveitar bastante o momento de relaxamento e lazer.
Após o lanche da tarde, tiveram uma aula sobre rochas e sobre o trabalho das minhocas na produção do húmus e de sua importância para a qualidade do solo.
As crianças mostraram que sabem valorizar atividades como as que vivenciaram no CEA Sítio da Pedreira e que, se depender delas, o futuro do planeta será bem melhor.
Parabéns à Direção e aos professores do Colégio Jean Christophe pelo ensino de excelência praticado nesta Escola.
2 comentários:
Amigos do Sítio: vendo as fotos, concluo, afetivamente -educação ambiental se aprende pela pele; e já dizia o poeta Valery que o mais profundo é a pele.
Abraços ternose parabéns pelo belo projeto, jorge bichuetti
Ola Renato, ola Mara
Vocês estão no caminho certo!
Parabéns por mais este trabalho!
Elisa
Postar um comentário