sábado, 23 de junho de 2012

Alunos visitam o Sítio da Pedreira e se encantam com a biodiversidade do Cerrado




Alunos da Escola Pingo de Mel estiveram no Centro de Educação Ambiental no mês de junho, mês das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente e da realização da Conferência Rio + 20.

É a segunda visita da Escola Pingo de Mel ao CEA; a primeira foi em 2011. Como da vez anterior, a visita foi patrocinada pela empresa Vale Fertilizantes. O representante da Vale, Alex Batista Pimenta, também acompanhou os alunos, junto com duas professoras e um monitor da escola.

Recebidos logo cedo pela equipe do CEA, que preparou um reforçado café da manhã, os alunos ouviram explicações sobre a importância ambiental do Cerrado e sobre o valor da biodiversidade e das florestas. Depois de visitarem algumas instalações, iniciaram o caminho da Trilha da Pedreira.

É na trilha que a percepção da riqueza da biodiversidade desperta o entusiasmo e auxilia a aprendizagem. O contato com diferentes espécies de insetos, com a mata ciliar, com os pássaros, com a rica vegetação preservada é capaz de indicar e esclarecer alguns dos caminhos para a compreensão da natureza. Durante a trilha, os alunos também conversaram sobre a importância dos micro-organismos para o ciclo da vida. Na trilha o conhecimento do mundo se amplia e se coloca em toda sua complexidade e beleza, possibilitando uma experiência enriquecedora que se leva para a sala de aula, para o convívio familiar e na memória. 

Ao retornarem da trilha, os alunos passaram no bosque das seringueiras e participaram de uma divertida dinâmica de vivência e sensibilização, a partir de metodologia desenvolvida pelo educador Joseph Cornell. O objetivo foi aguçar os sentidos e aprender a confiar nos colegas. 

Almoçaram uma deliciosa comida caseira e depois foi a vez de aprenderem um pouco mais sobre as minhocas e a relação delas com a fertilidade dos solos, bem como com os outros micro-organismos. Depois, atentamente, ouviram a história de duas minhoquinhas, a Leiloca e a Miloca, contada pela diretora do CEA, Mara Maciel. Mas não acabou ainda, tinha mais atividades.

Terminaram a visita aprendendo a cultivar um vasinho de salsa (cheiro verde). Cada aluno recebeu um vasinho, de material reciclado, e puderam observar as camadas diferentes de substrato, onde foi plantada a mudinha de cheiro verde. Após aguar a muda, cada um levou a sua para casa, com o compromisso de cuidarem bem dela.  

O CEA Sítio da Pedreira está de braços abertos para recebê-los sempre que quiserem retornar, bem como agradece a parceria com a Vale Fertilizantes, que propiciou a visita tão agradável para todos. 



































sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente: alunos do CNSD visitam o CEA Sítio da Pedreira



O meio ambiente é o local onde vivemos. São as cidades, são nossas casas e a escola onde estudamos. É, também, o bioma onde moramos. No nosso caso, é o Cerrado, com seus sons de folhas balançando ao vento, o canto dos pássaros, as cores do entardecer, o cheiro das ervas e o movimento das águas que correm no leito dos rios. Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e conhecer um pouco mais sobre a imensa biodiversidade do Cerrado, alunos do ensino fundamental do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD) foram visitar o CEA Sítio da Pedreira no dia 05 de junho.  

O Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 05 de Junho, este dia catalisa a atenção e a ação política de povos e países como um compromisso com a preservação ambiental.

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente com os alunos do CNSD, o CEA Sítio da Pedreira preparou um programa especial com esta temática. Durante a visita, aos alunos foi mostrado que o mundo já sinaliza vários sinais de alerta: ambiente degradado, falta de respeito pela vida, conflitos e crise econômica, o que leva todos a repensarem um novo modelo de desenvolvimento, com solidariedade, com cooperação, com tolerância e justiça social. Mas o trabalho no CEA mostra que não se deve ficar só na lamentação e na crítica ao que se faz de modo incorreto no mundo. O CEA Sítio da Pedreira acredita em mudanças de atitude, acredita num futuro diferente, com paz, alegria e natureza preservada.

Um passo importante para a construção de um mundo melhor é conhecer e respeitar a natureza e os seres vivos. Por isso, após uma breve explicação em sala de aula, a turma do CNSD participou de um alongamento e sensibilização como preparação para irem até a Trilha da Pedreira.

Então, os alunos foram guiados pela trilha, um passeio de quase duas horas. Tiveram a oportunidade de conhecer as diferenças de microclima, uma nascente, o percurso do córrego que corta a mata, duas cachoeiras, orientação geográfica, a diversidade de vida na mata, alguns impactos e algumas soluções. E tudo isso com atitudes de respeito aos diferentes ritmos de caminhada, atenção às características locais e preocupação com a preservação ambiental.

Depois do lanche, foram conhecer as propostas do CEA para a redução de resíduos sólidos através da minhocultura. E ouviram atentamente a história das personagens Leiloca e Miloca, duas minhoquinhas que falam da importância da ação dos microrganismos, incluindo as minhocas, outros animais e as bactérias, para a recuperação da saúde do planeta.

Atitude e cuidados com as pessoas e a natureza: eis o diferencial gostoso do CEA Sítio da Pedreira e dos alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores.