sábado, 23 de junho de 2012

Alunos visitam o Sítio da Pedreira e se encantam com a biodiversidade do Cerrado




Alunos da Escola Pingo de Mel estiveram no Centro de Educação Ambiental no mês de junho, mês das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente e da realização da Conferência Rio + 20.

É a segunda visita da Escola Pingo de Mel ao CEA; a primeira foi em 2011. Como da vez anterior, a visita foi patrocinada pela empresa Vale Fertilizantes. O representante da Vale, Alex Batista Pimenta, também acompanhou os alunos, junto com duas professoras e um monitor da escola.

Recebidos logo cedo pela equipe do CEA, que preparou um reforçado café da manhã, os alunos ouviram explicações sobre a importância ambiental do Cerrado e sobre o valor da biodiversidade e das florestas. Depois de visitarem algumas instalações, iniciaram o caminho da Trilha da Pedreira.

É na trilha que a percepção da riqueza da biodiversidade desperta o entusiasmo e auxilia a aprendizagem. O contato com diferentes espécies de insetos, com a mata ciliar, com os pássaros, com a rica vegetação preservada é capaz de indicar e esclarecer alguns dos caminhos para a compreensão da natureza. Durante a trilha, os alunos também conversaram sobre a importância dos micro-organismos para o ciclo da vida. Na trilha o conhecimento do mundo se amplia e se coloca em toda sua complexidade e beleza, possibilitando uma experiência enriquecedora que se leva para a sala de aula, para o convívio familiar e na memória. 

Ao retornarem da trilha, os alunos passaram no bosque das seringueiras e participaram de uma divertida dinâmica de vivência e sensibilização, a partir de metodologia desenvolvida pelo educador Joseph Cornell. O objetivo foi aguçar os sentidos e aprender a confiar nos colegas. 

Almoçaram uma deliciosa comida caseira e depois foi a vez de aprenderem um pouco mais sobre as minhocas e a relação delas com a fertilidade dos solos, bem como com os outros micro-organismos. Depois, atentamente, ouviram a história de duas minhoquinhas, a Leiloca e a Miloca, contada pela diretora do CEA, Mara Maciel. Mas não acabou ainda, tinha mais atividades.

Terminaram a visita aprendendo a cultivar um vasinho de salsa (cheiro verde). Cada aluno recebeu um vasinho, de material reciclado, e puderam observar as camadas diferentes de substrato, onde foi plantada a mudinha de cheiro verde. Após aguar a muda, cada um levou a sua para casa, com o compromisso de cuidarem bem dela.  

O CEA Sítio da Pedreira está de braços abertos para recebê-los sempre que quiserem retornar, bem como agradece a parceria com a Vale Fertilizantes, que propiciou a visita tão agradável para todos. 



































Nenhum comentário: