terça-feira, 2 de julho de 2013

Colégio União no CEA Sítio da Pedreira

Alunos, professores, a coordenadora pedagógica e o diretor do Colégio União, de Conceição das Alagoas (MG), visitaram o Sítio da Pedreira no mês de junho. Foi uma visita muito agradável e de excelente resultado enquanto passeio e aprendizagem.

A turma chegou bem cedo e já entrou no clima do Sítio. Após um café da manhã reforçado, foram logo conhecer as instalações do CEA: a biblioteca, o mini museu, e o funcionamento do tanque biosséptico. Depois, fizeram um alongamento e partiram bastante animados para a Trilha da Pedreira. O ponto alto da manhã foi o passeio na Trilha. Observadores atentos que são, viram como se extrai o látex da seringueira, conheceram árvores diversas, como a aroeira, a lixeira, a copaíba, a faveira e outras espécies típicas da nossa região. Observaram insetos, as aranhas e suas teias, as rochas e as diferenças do microclima na mata e fora dela. Também trocaram ideias sobre a importância das raízes das árvores e da preservação da cobertura de folhas secas para a proteção do solo.

O almoço foi um instante de confraternização e descanso. Mas ninguém tinha tempo a perder. Em seguida, a turma foi até o quiosque das goiabeiras e o setor de solos para identificar rochas e confirmar, por meio de experiências simples e participativas, a importância da cobertura vegetal para a vida e a saúde do solo. Conheceram o trabalho das minhocas na transformação da matéria orgânica em húmus e encantaram-se com esses importantes bichinhos.

DSC00095

Para finalizar o dia, foram conhecer e alimentar os cavalos do Sítio. O carinho, a curiosidade e a atenção de todos demonstram a excelente qualidade do ensino praticado no Colégio União e seu compromisso na formação dos jovens.

O CEA Sítio da Pedreira aguarda novas visitas desta turma tão animada e interessada nas coisas da natureza!

 

DSC00088

DSC00089

DSC00093

DSC00094

DSC00096

DSC00097

2 comentários:

Marta disse...

Gostaria de agendar uma visita ao sito da Pedreira

Renato Muniz e Mara Maciel disse...

Olá Marta. Será um prazer recebê-la. Entre em contato pelo e-mail: sitiodapedreira@gmail.com ou pelos telefones (34) 9972-6843 e (34) 9996-6843. Obrigado.