sexta-feira, 24 de abril de 2015

Educação Ambiental em Sacramento, MG



Sacramento é uma cidade muito agradável situada na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Está localizada às margens do Rio Grande e em seu território encontram-se vários reservatórios de usinas hidrelétricas, dentre eles o da Usina Hidrelétrica de Jaguara e o da Usina Hidrelétrica de Igarapava.

A Usina de Jaguara começou a ser construída na década de 1960 e o início da operação foi em 1971. Às margens do seu reservatório estão localizados diversos empreendimentos turísticos que atraem muita gente de ambos os estados e de outras regiões. A Usina pertence à CEMIG.

A Usina Hidrelétrica de Igarapava foi construída na década de 1990, sendo que o início da operação se deu em 1999. Pertence a um consórcio formado por grandes empresas. É uma das usinas hidrelétricas do Sudeste de menor reservatório, portanto de menor impacto ambiental, devido à utilização de um sistema de geração de energia que torna viável o aproveitamento de baixas quedas, em termos hidrológicos. Outro aspecto relevante que chama a atenção na UHE – Igarapava é a escada de peixe, um mecanismo de transposição para peixes que favorece a reprodução de várias espécies, e que foi a primeira construída na América Latina, segundo informações da própria Usina.

A importância econômica e ambiental das usinas para o município de Sacramento é significativa. Desde a década de 1970, foram muitos os impactos ambientais, e a fauna ictiológica do Rio Grande, em especial, foi muito afetada nesses 40 anos. Segundo estudos da UHE – Igarapava, a bacia do Rio Grande possui em média 44 espécies de peixes, entre eles: o Piapara, o Cascudo, o Dourado, o Mandi, etc. Hoje, as Usinas têm um compromisso ambiental com a população, com o desenvolvimento econômico da região e com o meio ambiente. Questões como licenciamentos, compensações, educação ambiental, saneamento e monitoramento constante do reservatório e do entorno devem ser ações permanentes.

Sacramento é também uma das mais antigas cidades do Triângulo Mineiro, e aí se localiza o Distrito do Desemboque, um dos mais antigos núcleos de povoamento da colonização do Brasil Central. Além da história e de uma rica biodiversidade, Sacramento também tem parte de seu território no Parque Nacional da Serra da Canastra, o que faz da cidade uma das portas de entrada desta importante área de preservação, com paisagem, flora e fauna representativas do Cerrado brasileiro.

Com cerca de 25 mil habitantes, um setor primário forte, com produção de leite, grãos, reflorestamento, algumas indústrias instaladas, uma imprensa dinâmica, como a revista “Destaque In” e o jornal “O Estado do Triângulo”, Sacramento tem várias escolas e uma boa infraestrutura urbana.

Neste cenário tão complexo e de grande potencial, em termos da sua diversidade cultural, histórica e ambiental, não se pode descuidar da Educação Ambiental. Um processo de constante mudança exige que a sociedade esteja frequentemente repensando suas relações e seu olhar sobre o meio ambiente. A escola e os professores são agentes privilegiados nesse movimento.

A cidade de Sacramento estava no roteiro do Projeto de Educação Ambiental especialmente desenvolvido por nós para a UHE – Igarapava. Foi nesta cidade que estivemos no dia 11 de abril para trabalharmos, Mara e Renato, junto com professores do município, elementos de Educação Ambiental como um processo de mudança, conhecimento e participação para um mundo sustentável.

Durante toda a manhã de sábado, conversamos com os professores do município sobre leitura do mundo, questões ambientais contemporâneas e cuidados com o corpo, sempre na perspectiva da Educação Ambiental. No final da manhã, apresentamos a eles diversas atividades e materiais pedagógicos especialmente desenvolvidos para a realização de aulas mais dinâmicas e significativas no trabalho com a Educação Ambiental.

Ao encerrarmos os trabalhos, ficou a sensação de que podíamos estender os trabalhos tarde afora, tanto por parte dos professores como da nossa. Trabalhar Educação Ambiental é algo fascinante e quando isso é feito de forma envolvente e significativa o potencial de mudar atitudes e o próprio mundo que nos cerca é muito grande. Valeu a pena!



  

 

 





Nenhum comentário: