terça-feira, 3 de março de 2015

Educação Ambiental em Igarapava




  Igarapava, SP

Com a finalidade de desenvolver reflexões sobre educação ambiental junto aos professores das escolas municipais de Igarapava, a partir de proposta do setor de meio ambiente do Consórcio da Usina Hidrelétrica de Igarapava (UHE Igarapava), estivemos, no final do mês de fevereiro de 2015, no Polo Universitário desta cidade para conversar com cerca de 60 professores.

Conversamos sobre alguns conceitos da Educação Ambiental, sobre a importância da leitura do mundo, segundo o texto de Paulo Freire: “A importância do ato de ler”, sobre as diferenças entre consciência e atitude e sobre as várias possibilidades de se trabalhar Educação Ambiental dentro de um enfoque multidisciplinar. Conversamos também sobre a Educação Ambiental considerada de modo integral, de “corpo e alma”, e não fragmentada, nunca como “adestramento”. Neste aspecto, foi muito bem aproveitada a fala da Mara Maciel sobre o corpo humano, sobre equilíbrio e sobre como usamos os cinco sentidos para fazer a leitura do mundo.

Se o que se quer é um mundo sustentável, temos de pensar e trabalhar juntos para isso. Ninguém melhor do que os professores para orientarem a formação dos alunos no sentido de caminharmos em direção a uma prática cidadã que leve em conta o fato do planeta Terra ser a “nossa casa”. Só o debate livre, responsável, aberto, plural, com tolerância e respeito à diversidade é que pode produzir mudanças, tão necessárias diante de questões como falta d’água, desmatamento, impermeabilização do solo, soluções adequadas para a redução dos resíduos sólidos, saneamento, combate à poluição e saúde ambiental.

Um dos aspectos importantes neste trabalho que estamos desenvolvendo tem sido o envolvimento das pessoas responsáveis pelas várias instâncias, direção das escolas, pessoal do setor de meio ambiente do Consórcio, gestores públicos dos municípios e dos próprios professores. Percebe-se que todos estão comprometidos com o trabalho e as atividades propostas. Isso faz a diferença!

Igarapava é uma cidade muito agradável e acolhedora. Está situada ao norte do Estado de São Paulo, sendo a última cidade na Rodovia Anhanguera antes da divisa com Minas Gerais. Tem cerca de 30 mil habitantes, várias escolas, praças e boa infraestrutura urbana. Na divisa com Minas Gerais está o Rio Grande, onde se localiza a Usina Hidrelétrica de Igarapava. Um dos compromissos da UHE Igarapava é justamente a preocupação com a questão ambiental.

Confiram abaixo algumas fotografias nos dois dias de atividades. 

















Nenhum comentário: