segunda-feira, 9 de março de 2015
No SENAC, para conversar sobre ensino e avaliação
Nos
meses de fevereiro e março de 2015, estive duas vezes no SENAC de Uberaba para
conversar sobre ensino e avaliação com os professores e instrutores dos
diversos cursos técnicos da unidade na cidade.
A
preocupação da equipe responsável pela supervisão pedagógica com a qualidade dos cursos do SENAC é muito louvável. Sempre que podem, os
professores estão reunidos para atividades de reflexão sobre seu trabalho, sua
prática educacional e os desafios cotidianos de quem está na frente de uma sala
de aula.
Minha
preocupação era poder contribuir com algumas ideias sobre avaliação num
sentido progressista e aberto, sem a intenção de impor diretrizes e teorias. A
equipe pedagógica do SENAC percebeu bem o espírito da proposta e convidou, nos
dois encontros, profissionais para que que abrissem as atividades e
antecedessem minha fala com dinâmicas muito animadas e estimulantes.
Eu
falei sobre as várias leituras de mundo, sempre tendo como referência o texto
“A importância do ato de ler”, de Paulo Freire, em que ele fala que “a leitura
do mundo precede a leitura da palavra”. Depois, conversamos sobre algumas
características do mundo atual e como as circunstâncias mudaram comportamentos
e influenciaram nossas relações com a tecnologia e a educação.
Encerrei
destacando a importância de se pensar avaliação dentro do contexto do mundo
atual, um mundo em processo intenso de transformações sociais, políticas e
culturais. Que os professores, sempre que chamados a pensarem sobre sua prática
pedagógica e em avaliação escolar, tenham condições de perceber que os alunos,
e eles próprios, estão sempre fazendo diferentes leituras acerca da realidade à
qual pertencem. Essa percepção melhora a qualidade do trabalho docente, diminui
conflitos e traz mais satisfação a quem participa do processo. Em última
instância, possibilita que a instituição forme profissionais mais comprometidos
com a comunidade onde pretendem atuar.
Para
encerrar, realizamos uma atividade de reflexão especialmente preparada pela
equipe da supervisão pedagógica. A partir de trechos retirados das crônicas do livro “A
máquina de ensinar” (Renato Muniz, Giz Editorial), cada participante comentou
como quis o trecho que recebeu. Excelente participação, todos mostraram que
estão bastante motivados. É uma instituição em que nos sentimos à
vontade e onde voltaremos sempre que nos chamarem.
Jane Eyre, Renato e Daniela
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