segunda-feira, 9 de março de 2015

No SENAC, para conversar sobre ensino e avaliação




Nos meses de fevereiro e março de 2015, estive duas vezes no SENAC de Uberaba para conversar sobre ensino e avaliação com os professores e instrutores dos diversos cursos técnicos da unidade na cidade.

A preocupação da equipe responsável pela supervisão pedagógica com a qualidade dos cursos do SENAC é muito louvável. Sempre que podem, os professores estão reunidos para atividades de reflexão sobre seu trabalho, sua prática educacional e os desafios cotidianos de quem está na frente de uma sala de aula.

Minha preocupação era poder contribuir com algumas ideias sobre avaliação num sentido progressista e aberto, sem a intenção de impor diretrizes e teorias. A equipe pedagógica do SENAC percebeu bem o espírito da proposta e convidou, nos dois encontros, profissionais para que que abrissem as atividades e antecedessem minha fala com dinâmicas muito animadas e estimulantes.

Eu falei sobre as várias leituras de mundo, sempre tendo como referência o texto “A importância do ato de ler”, de Paulo Freire, em que ele fala que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Depois, conversamos sobre algumas características do mundo atual e como as circunstâncias mudaram comportamentos e influenciaram nossas relações com a tecnologia e a educação.

Encerrei destacando a importância de se pensar avaliação dentro do contexto do mundo atual, um mundo em processo intenso de transformações sociais, políticas e culturais. Que os professores, sempre que chamados a pensarem sobre sua prática pedagógica e em avaliação escolar, tenham condições de perceber que os alunos, e eles próprios, estão sempre fazendo diferentes leituras acerca da realidade à qual pertencem. Essa percepção melhora a qualidade do trabalho docente, diminui conflitos e traz mais satisfação a quem participa do processo. Em última instância, possibilita que a instituição forme profissionais mais comprometidos com a comunidade onde pretendem atuar.

Para encerrar, realizamos uma atividade de reflexão especialmente preparada pela equipe da supervisão pedagógica. A partir de trechos retirados das crônicas do livro “A máquina de ensinar” (Renato Muniz, Giz Editorial), cada participante comentou como quis o trecho que recebeu. Excelente participação, todos mostraram que estão bastante motivados. É uma instituição em que nos sentimos à vontade e onde voltaremos sempre que nos chamarem.


Jane Eyre, Renato e Daniela 




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